INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
A fase final de um projeto, na qual o engenheiro deve defender suas escolhas técnicas e/ou pessoais é denominada:
Comunicação.
Definição do problema.
Especificação da solução final.
Avaliação.
Concepção.
São características da ciência, EXCETO:
a ciência básica aborda aspectos mais gerais ou fundamentais da realidade.
ciência aplicada e ciência básica são complementares entre si;
pode ser dividida em ciência aplicada e ciência básica;
a ciência aplicada é utilizada na produção de objetivos teóricos;
é a busca pela descoberta de explicações para os fenômenos naturais;
Números, equações e símbolos podem ser expressados de maneiras diferentes em um texto dependendo de fatores como: localização na frase, contexto, tipos de símbolos, entre outros. Sabendo-se disso, analise as frases abaixo:
I - A velocidade do automóvel aumentou 2 vezes antes do acidente.
II - Esta é a décima quinta explosão do ano.
III - Maria foi reprovada pela quinta vez na sétima série.
IV - Na aula de hoje, metade dos alunos dormiram.
Assinale a alternativa em que esses elementos foram escritos CORRETAMENTE:
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença III é verdadeira.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Em 2009, o Ministerio da Educação e Cultura (MEC) buscou sistematizar o nome dos cursos de graduação com o objetivo de criar um padrão para o plano pedagógico das disciplinas. Dessa forma, surgiram 23 categorias nos cursos de graduação dentro da engenharia.
Abaixo foram listadas algumas dessas categorias. Associe corretamente cada categoria com a sua respectiva definição e assinale a alternativa correta:
1 – Arquitetura e Urbanismo
2 – Engenharia agrícola
3 – Engenharia de alimentos
4 – Engenharia de produção
5 – Engenharia elétrica
6 – Engenharia eletrônica
( ) Responsável por fazer o gerenciamento de processos agropecuários: projetar, implantar e administrar técnicas e equipamentos necessários para a produção agrícola.
( ) Gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais visando a aumentar a produtividade de uma empresa.
( ) Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas e instalações eletrônicas, equipamentos, dispositivos e componentes eletroeletrônicos.
( ) Responsável por cuidar de todo o processo de preparação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos.
( ) Planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica relacionadas à potência da energia, além de ser responsável por aspectos que envolvem a energia, desde a sua geração até a distribuição e uso nas residências e comércios.
( ) O profissional dessa área atua, por exemplo, em edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, além de exercer atividades de planejamento físico, local, urbano e regional.
2 - 4 - 5 - 3 - 6 - 1
2 - 4 - 6 - 1 - 5 - 3
1 - 3 - 5 - 4 - 2 - 6
2 - 4 - 6 - 3 - 5 - 1
4 - 5 - 3 - 2 - 1 - 6
Sobre os cursos de engenharia, e tendo como base o material estudado, marque a alternativa correta:
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com os acordos, protocolos e tratados internacionais, os quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Julgue as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, o advento da engenharia seguiu o ciclo desenvolvimentista do país, com a criação do primeiro curso da antiga Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho, ainda em 1792.
II - Especialmente durante os anos desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, o número de cursos de engenharia cresceu significativamente.
III - A primeira regulamentação da categoria aconteceu ainda na década de 60 do século passado.
IV - Atualmente o Brasil conta com pouco mais de 300 (trezentas) escolas de engenharia que formam profissionais engenheiros em mais de 80 modalidades diferentes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
O profissional de engenharia tem na sua incontestável formação técnica, baseada no raciocínio lógico e analítico, seu principal ponto forte, resultado de um processo de estudo contínuo. Entretanto, hoje, a qualidade de um profissional não está relacionada apenas a aspectos técnicos, mas a uma série de habilidades que vão (______).
A melhor alternativa que substitui a lacuna em negrito e completa corretamente o parágrafo acima está na alternativa:
do trabalho individual à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em apenas uma língua.
do trabalho em equipe à incapacidade de se comunicar em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
da segregação das equipes à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, exceto
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
Comunicação.
Definição do problema.
Especificação da solução final.
Avaliação.
Concepção.
São características da ciência, EXCETO:
a ciência básica aborda aspectos mais gerais ou fundamentais da realidade.
ciência aplicada e ciência básica são complementares entre si;
pode ser dividida em ciência aplicada e ciência básica;
a ciência aplicada é utilizada na produção de objetivos teóricos;
é a busca pela descoberta de explicações para os fenômenos naturais;
Números, equações e símbolos podem ser expressados de maneiras diferentes em um texto dependendo de fatores como: localização na frase, contexto, tipos de símbolos, entre outros. Sabendo-se disso, analise as frases abaixo:
I - A velocidade do automóvel aumentou 2 vezes antes do acidente.
II - Esta é a décima quinta explosão do ano.
III - Maria foi reprovada pela quinta vez na sétima série.
IV - Na aula de hoje, metade dos alunos dormiram.
Assinale a alternativa em que esses elementos foram escritos CORRETAMENTE:
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença III é verdadeira.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Em 2009, o Ministerio da Educação e Cultura (MEC) buscou sistematizar o nome dos cursos de graduação com o objetivo de criar um padrão para o plano pedagógico das disciplinas. Dessa forma, surgiram 23 categorias nos cursos de graduação dentro da engenharia.
Abaixo foram listadas algumas dessas categorias. Associe corretamente cada categoria com a sua respectiva definição e assinale a alternativa correta:
1 – Arquitetura e Urbanismo
2 – Engenharia agrícola
3 – Engenharia de alimentos
4 – Engenharia de produção
5 – Engenharia elétrica
6 – Engenharia eletrônica
( ) Responsável por fazer o gerenciamento de processos agropecuários: projetar, implantar e administrar técnicas e equipamentos necessários para a produção agrícola.
( ) Gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais visando a aumentar a produtividade de uma empresa.
( ) Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas e instalações eletrônicas, equipamentos, dispositivos e componentes eletroeletrônicos.
( ) Responsável por cuidar de todo o processo de preparação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos.
( ) Planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica relacionadas à potência da energia, além de ser responsável por aspectos que envolvem a energia, desde a sua geração até a distribuição e uso nas residências e comércios.
( ) O profissional dessa área atua, por exemplo, em edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, além de exercer atividades de planejamento físico, local, urbano e regional.
2 - 4 - 5 - 3 - 6 - 1
2 - 4 - 6 - 1 - 5 - 3
1 - 3 - 5 - 4 - 2 - 6
2 - 4 - 6 - 3 - 5 - 1
4 - 5 - 3 - 2 - 1 - 6
Sobre os cursos de engenharia, e tendo como base o material estudado, marque a alternativa correta:
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com os acordos, protocolos e tratados internacionais, os quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Julgue as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, o advento da engenharia seguiu o ciclo desenvolvimentista do país, com a criação do primeiro curso da antiga Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho, ainda em 1792.
II - Especialmente durante os anos desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, o número de cursos de engenharia cresceu significativamente.
III - A primeira regulamentação da categoria aconteceu ainda na década de 60 do século passado.
IV - Atualmente o Brasil conta com pouco mais de 300 (trezentas) escolas de engenharia que formam profissionais engenheiros em mais de 80 modalidades diferentes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
O profissional de engenharia tem na sua incontestável formação técnica, baseada no raciocínio lógico e analítico, seu principal ponto forte, resultado de um processo de estudo contínuo. Entretanto, hoje, a qualidade de um profissional não está relacionada apenas a aspectos técnicos, mas a uma série de habilidades que vão (______).
A melhor alternativa que substitui a lacuna em negrito e completa corretamente o parágrafo acima está na alternativa:
do trabalho individual à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em apenas uma língua.
do trabalho em equipe à incapacidade de se comunicar em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
da segregação das equipes à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, exceto
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
a ciência básica aborda aspectos mais gerais ou fundamentais da realidade.
ciência aplicada e ciência básica são complementares entre si;
pode ser dividida em ciência aplicada e ciência básica;
a ciência aplicada é utilizada na produção de objetivos teóricos;
é a busca pela descoberta de explicações para os fenômenos naturais;
Números, equações e símbolos podem ser expressados de maneiras diferentes em um texto dependendo de fatores como: localização na frase, contexto, tipos de símbolos, entre outros. Sabendo-se disso, analise as frases abaixo:
I - A velocidade do automóvel aumentou 2 vezes antes do acidente.
II - Esta é a décima quinta explosão do ano.
III - Maria foi reprovada pela quinta vez na sétima série.
IV - Na aula de hoje, metade dos alunos dormiram.
Assinale a alternativa em que esses elementos foram escritos CORRETAMENTE:
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença III é verdadeira.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Em 2009, o Ministerio da Educação e Cultura (MEC) buscou sistematizar o nome dos cursos de graduação com o objetivo de criar um padrão para o plano pedagógico das disciplinas. Dessa forma, surgiram 23 categorias nos cursos de graduação dentro da engenharia.
Abaixo foram listadas algumas dessas categorias. Associe corretamente cada categoria com a sua respectiva definição e assinale a alternativa correta:
1 – Arquitetura e Urbanismo
2 – Engenharia agrícola
3 – Engenharia de alimentos
4 – Engenharia de produção
5 – Engenharia elétrica
6 – Engenharia eletrônica
( ) Responsável por fazer o gerenciamento de processos agropecuários: projetar, implantar e administrar técnicas e equipamentos necessários para a produção agrícola.
( ) Gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais visando a aumentar a produtividade de uma empresa.
( ) Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas e instalações eletrônicas, equipamentos, dispositivos e componentes eletroeletrônicos.
( ) Responsável por cuidar de todo o processo de preparação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos.
( ) Planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica relacionadas à potência da energia, além de ser responsável por aspectos que envolvem a energia, desde a sua geração até a distribuição e uso nas residências e comércios.
( ) O profissional dessa área atua, por exemplo, em edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, além de exercer atividades de planejamento físico, local, urbano e regional.
2 - 4 - 5 - 3 - 6 - 1
2 - 4 - 6 - 1 - 5 - 3
1 - 3 - 5 - 4 - 2 - 6
2 - 4 - 6 - 3 - 5 - 1
4 - 5 - 3 - 2 - 1 - 6
Sobre os cursos de engenharia, e tendo como base o material estudado, marque a alternativa correta:
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com os acordos, protocolos e tratados internacionais, os quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Julgue as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, o advento da engenharia seguiu o ciclo desenvolvimentista do país, com a criação do primeiro curso da antiga Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho, ainda em 1792.
II - Especialmente durante os anos desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, o número de cursos de engenharia cresceu significativamente.
III - A primeira regulamentação da categoria aconteceu ainda na década de 60 do século passado.
IV - Atualmente o Brasil conta com pouco mais de 300 (trezentas) escolas de engenharia que formam profissionais engenheiros em mais de 80 modalidades diferentes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
O profissional de engenharia tem na sua incontestável formação técnica, baseada no raciocínio lógico e analítico, seu principal ponto forte, resultado de um processo de estudo contínuo. Entretanto, hoje, a qualidade de um profissional não está relacionada apenas a aspectos técnicos, mas a uma série de habilidades que vão (______).
A melhor alternativa que substitui a lacuna em negrito e completa corretamente o parágrafo acima está na alternativa:
do trabalho individual à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em apenas uma língua.
do trabalho em equipe à incapacidade de se comunicar em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
da segregação das equipes à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, exceto
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença III é verdadeira.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Em 2009, o Ministerio da Educação e Cultura (MEC) buscou sistematizar o nome dos cursos de graduação com o objetivo de criar um padrão para o plano pedagógico das disciplinas. Dessa forma, surgiram 23 categorias nos cursos de graduação dentro da engenharia.
Abaixo foram listadas algumas dessas categorias. Associe corretamente cada categoria com a sua respectiva definição e assinale a alternativa correta:
1 – Arquitetura e Urbanismo
2 – Engenharia agrícola
3 – Engenharia de alimentos
4 – Engenharia de produção
5 – Engenharia elétrica
6 – Engenharia eletrônica
( ) Responsável por fazer o gerenciamento de processos agropecuários: projetar, implantar e administrar técnicas e equipamentos necessários para a produção agrícola.
( ) Gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais visando a aumentar a produtividade de uma empresa.
( ) Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas e instalações eletrônicas, equipamentos, dispositivos e componentes eletroeletrônicos.
( ) Responsável por cuidar de todo o processo de preparação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos.
( ) Planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica relacionadas à potência da energia, além de ser responsável por aspectos que envolvem a energia, desde a sua geração até a distribuição e uso nas residências e comércios.
( ) O profissional dessa área atua, por exemplo, em edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, além de exercer atividades de planejamento físico, local, urbano e regional.
2 - 4 - 5 - 3 - 6 - 1
2 - 4 - 6 - 1 - 5 - 3
1 - 3 - 5 - 4 - 2 - 6
2 - 4 - 6 - 3 - 5 - 1
4 - 5 - 3 - 2 - 1 - 6
Sobre os cursos de engenharia, e tendo como base o material estudado, marque a alternativa correta:
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com os acordos, protocolos e tratados internacionais, os quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Julgue as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, o advento da engenharia seguiu o ciclo desenvolvimentista do país, com a criação do primeiro curso da antiga Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho, ainda em 1792.
II - Especialmente durante os anos desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, o número de cursos de engenharia cresceu significativamente.
III - A primeira regulamentação da categoria aconteceu ainda na década de 60 do século passado.
IV - Atualmente o Brasil conta com pouco mais de 300 (trezentas) escolas de engenharia que formam profissionais engenheiros em mais de 80 modalidades diferentes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
O profissional de engenharia tem na sua incontestável formação técnica, baseada no raciocínio lógico e analítico, seu principal ponto forte, resultado de um processo de estudo contínuo. Entretanto, hoje, a qualidade de um profissional não está relacionada apenas a aspectos técnicos, mas a uma série de habilidades que vão (______).
A melhor alternativa que substitui a lacuna em negrito e completa corretamente o parágrafo acima está na alternativa:
do trabalho individual à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em apenas uma língua.
do trabalho em equipe à incapacidade de se comunicar em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
da segregação das equipes à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, exceto
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
2 - 4 - 5 - 3 - 6 - 1
2 - 4 - 6 - 1 - 5 - 3
1 - 3 - 5 - 4 - 2 - 6
2 - 4 - 6 - 3 - 5 - 1
4 - 5 - 3 - 2 - 1 - 6
Sobre os cursos de engenharia, e tendo como base o material estudado, marque a alternativa correta:
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com os acordos, protocolos e tratados internacionais, os quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Julgue as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, o advento da engenharia seguiu o ciclo desenvolvimentista do país, com a criação do primeiro curso da antiga Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho, ainda em 1792.
II - Especialmente durante os anos desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, o número de cursos de engenharia cresceu significativamente.
III - A primeira regulamentação da categoria aconteceu ainda na década de 60 do século passado.
IV - Atualmente o Brasil conta com pouco mais de 300 (trezentas) escolas de engenharia que formam profissionais engenheiros em mais de 80 modalidades diferentes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
O profissional de engenharia tem na sua incontestável formação técnica, baseada no raciocínio lógico e analítico, seu principal ponto forte, resultado de um processo de estudo contínuo. Entretanto, hoje, a qualidade de um profissional não está relacionada apenas a aspectos técnicos, mas a uma série de habilidades que vão (______).
A melhor alternativa que substitui a lacuna em negrito e completa corretamente o parágrafo acima está na alternativa:
do trabalho individual à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em apenas uma língua.
do trabalho em equipe à incapacidade de se comunicar em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
da segregação das equipes à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, exceto
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com os acordos, protocolos e tratados internacionais, os quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Os cursos de engenharia são elaborados com o intuito de permitir, ao egresso do engenheiro, a construção de um conjunto de conhecimentos que o habilitem a dominar uma determinada área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de graduação em Engenharia, as quais definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Julgue as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, o advento da engenharia seguiu o ciclo desenvolvimentista do país, com a criação do primeiro curso da antiga Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho, ainda em 1792.
II - Especialmente durante os anos desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, o número de cursos de engenharia cresceu significativamente.
III - A primeira regulamentação da categoria aconteceu ainda na década de 60 do século passado.
IV - Atualmente o Brasil conta com pouco mais de 300 (trezentas) escolas de engenharia que formam profissionais engenheiros em mais de 80 modalidades diferentes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
O profissional de engenharia tem na sua incontestável formação técnica, baseada no raciocínio lógico e analítico, seu principal ponto forte, resultado de um processo de estudo contínuo. Entretanto, hoje, a qualidade de um profissional não está relacionada apenas a aspectos técnicos, mas a uma série de habilidades que vão (______).
A melhor alternativa que substitui a lacuna em negrito e completa corretamente o parágrafo acima está na alternativa:
do trabalho individual à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em apenas uma língua.
do trabalho em equipe à incapacidade de se comunicar em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
da segregação das equipes à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, exceto
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
O profissional de engenharia tem na sua incontestável formação técnica, baseada no raciocínio lógico e analítico, seu principal ponto forte, resultado de um processo de estudo contínuo. Entretanto, hoje, a qualidade de um profissional não está relacionada apenas a aspectos técnicos, mas a uma série de habilidades que vão (______).
A melhor alternativa que substitui a lacuna em negrito e completa corretamente o parágrafo acima está na alternativa:
do trabalho individual à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em apenas uma língua.
do trabalho em equipe à incapacidade de se comunicar em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
da segregação das equipes à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, exceto
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
do trabalho individual à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em apenas uma língua.
do trabalho em equipe à incapacidade de se comunicar em mais de uma língua.
do trabalho em equipe à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
da segregação das equipes à capacidade de comunicação em mais de uma língua.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, exceto
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
harmonizar os interesses pessoais aos coletivos.
contribuir para a preservação da incolumidade pública.
oferecer o seu saber para o bem da humanidade.
preservar e defender os direitos profissionais.
divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
De acordo com o Código de ética profissional, no exercício da profissão, são deveres do profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, exceto:
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal.
Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princípio da equidade.
Alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização de impactos ambientais.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.